O que é outsourcing de TI?

Outsourcing de TI é um termo utilizado para representar a terceirização da prestação de serviços relacionados à tecnologia de informação de uma empresa. É uma opção de gestão que tem representado um melhor custo-benefício para os negócios do que manter uma equipe de TI interna por oferecer diversas vantagens, como o aprimoramento constante da segurança e prevenção contra falhas, além de permitir a flexibilidade de processos.

Custo x Benefício

Segurança

Flexibilidade

Vantagens

  •  Redução de custos: ao realizar a terceirização, a empresa elimina diretamente gastos com o gerenciamento e suporte técnico na área de TI, além da economia com gastos indiretos.
  • Serviços sob demanda: com o outsourcing, as corporações podem contar com soluções avançadas, infraestruturas e bancos de dados, entre outros serviços. Tudo de acordo com as demandas que surgirem.
  • Foco nos usuários: há no mercado diversas soluções de TI capazes de otimizar as tarefas das empresas. Desta forma, são possíveis personalizações voltadas para a otimização da rotina de trabalho dos colaboradores.
  • Alta disponibilidade: é possível aumentar ou adaptar as demandas de acordo com as novas exigências do negócio.
  • Retorno de investimento (ROI): as soluções terceirizadas operam de acordo com o foco e objetivos da empresa, alinhando a TI com os negócios. Dessa forma, a tecnologia irá ajudar nas tomadas de decisões, agregando valor e resultados para a corporação.
  • Gestão centralizada: a empresa deixa de se preocupar com o gerenciamento dos componentes de TI, que passa a ser realizado de forma centralizada pelo fornecedor.
  • Garantia de qualidade: com o outsourcing dos serviços de TI, a corporação passa a ter à disposição uma equipe qualificada que estará dedicada, garantindo uma melhor qualidade aos serviços.
  • Maior foco nos negócios: como a área de TI deixa de ser uma preocupação interna e pode ser trabalhada com foco nas estratégias de negócios, os gestores podem dedicar seu tempo a atividades essenciais que trazem melhores resultados.
  • Maior performance do setor de TI: os processos dessa área passam a ser automatizados, dinâmicos e a ter maior fluidez. Dessa forma, é possível diminuir a complexidade das operações e aprimorá-las.
  • Suporte especializado: o gerenciamento dos sistemas é realizado pelo fornecedor e é ele, também, que assume todo o suporte técnico dos serviços e sistemas caso algum problema aconteça.