Segurança

Esta é a resposta que a empresa Home Security Heroes buscou utilizando uma tecnologia conhecida como PassGAN, que aprende de forma autonoma padrões de senha a partir de vazamento de dados na web.

O estudo publicado no site da empresa mostra que senhas de até 11 caracteres e que contam apenas com números podem ser quebradas instantaneamente. Até mesmo as que contam com 18 dígitos estão bem mais propensas a serem violadas, com um tempo médio de apenas 10 meses para que sejam decifradas pela IA.

A tradicional combinação de 8 dígitos contendo números e letras maiúsculas e minúsculas — que é o requisito mínimo para a criação de senhas em muitos sites — pode ser adivinhada em cerca de 48 minutos. Esse tempo sobe para 7 horas quando há a adição de símbolos. Uma senha de 18 dígitos com todas essas características só conseguiria ser adivinhada pela IA em cerca de 6 quatrilhões de anos.

Em resumo, 51% das senhas mais comuns podem ser quebradas em menos de um minuto, 65% em menos de uma hora, 71% em menos de um dia e 81% em menos de um mês — o que deve lhe deixar preocupado caso a segurança das suas senhas seja um tema sensível para você.

A página do Home Security Heroes, inclusive, conta com um simulador que permite descobrir em quanto tempo determinada senha seria adivinhada pela IA. A título de curiosidade, digitei uma senha semelhante a umas das que utilizo e o site estimou que uma IA levaria cerca de 187 milhões de anos para adivinhá-la.

O site ainda dá algumas dicas práticas para diminuir as chances de você ter uma senha quebrada, como usar minimamente 15 caracteres, entre os quais pelo menos dois devem ser letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Também deve-se trocar senhas sensíveis constantemente e, obviamente, evitar usar a mesma senha para múltiplas contas.

Suporte técnico

Abra um chamado e aguarde o contato de nossos analistas, ou se preferir, fale conosco por meio dos nossos diversos canais de atendimento.